A ARDODE® tem a satisfação em dar todo o suporte para os nossos clientes, trazendo conteúdos e informações que facilitam todo o processo para a aquisição de uma unidade de tratamento de madeira.
COMO INICIAR AS CONSULTAS DE VIABILIDADE DA LICENÇA AMBIENTAL:
01 – Identificar o ´código CNAE 1610-2/05 -Serviço de Tratamento de Madeira Realizado Sob Contrato;
02 – Manter sigilo profissional sobre o projeto de empreendedorismo;
03 – Ter uma reunião incluindo, de preferencia, o Engenheiro ambiental e o seu contador. NOTA: Se organize e leve em mãos os dados técnicos da autoclave e informações como área necessária, volume de tratamento, localização no terreno, documentos que comprovem a propriedade do imóvel ou contrato;
04 – O contador ou o engenheiro deverão enviar ofício á prefeitura municipal para formalizar o pedido do certificado para uso e exploração do solo. Tem prefeitura que não tem a competência ou a fundação para tal liberação, neste caso o pedido ocorre em outra jurisdição.
Lembre se que esta atividade é muito bem vinda para o município pois além de geração de empregos diretos e indiretos também promove o desenvolvimento sustentável regional com oportunidades nos projetos de habitação e edificações rurais.
A viabilidade será apresentada, pode levar até 15 dias. Após sua aprovação o empreendedor pode formalizar o pedido de fabricação de sua autoclave, normalmente o prazo de entrega ocorre juntamente com a conclusão das obras. Não esqueça de conferir as demandas elétricas. Importante elaborar planos a curto e médio prazo, para fontes de energias alternativas.
Na sequência deve ser providenciado as seguintes licenças:
- Licença Previa Ambiental (LAP);
- Licença Ambiental de Instalação (LAI);
- Licença de Operação (LAO);
Na etapa inicial, para a solicitação da LAP será necessário a apresentação da proposta técnica da autoclave e leiaute orientativo com as informações de cargas estáticas e respectivos volumes e dimensionamentos. A empresa Ardode Autoclaves disponibiliza apoio técnico com suporte a todos os agentes envolvidos no projeto.
Não é uma regra geral, mas em alguns municípios é solicitado a instalação de Piezômetros que servem para o monitoramento com analises periódicas de contaminação do solo. Normalmente os órgãos ambientais solicitam de 3 a 5 pontos de leitura.
- Durante o processo de licenciamento poderá ser solicitados os seguintes estudos:
- Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA e RIMA)
- Estudo Ambiental Simplificado (EAS)
- Relatório Ambiental Prévio (RAP)
- Estudo de Conformidade Ambiental (ECA)
- Projetos de Controle Ambiental
- Planos e Programas Ambientais
- Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)
- Estudo de Análise de Riscos
- Plano de Ação Emergencial
Lembrando, que é de extrema importância que esse processo de licenciamento seja acompanhado e de responsabilidade de um engenheiro ambiental, profissional capacitado e com experiência para solucionar e adequar as instalações de forma eficiente.
A empresa fornecedora do produto Ingrediente Ativo CCA, somente libera a entrega a partir do registro da LAO, por razões da rastreabilidade controlada pelo exercito.
A ARDODE® acompanha todas as etapas do licenciamento e obras, prestando suporte 24 hs para o sucesso do empreendimento e fazer jus ao seu destaque de melhor empresa Brasileira fornecedora da tecnologia do tratamento de madeiras.