AS AUTOCLAVES ARDODE PARA ALIMENTOS ÚMIDOS ENVASADOS EM EMBALAGENS COMERCIAIS como latas, potes de vidro ou embalagens flexíveis esterilizáveis, também chamadas de retort pouche ou pouch, são AUTOCLAVES INDUSTRIAIS ARDODE que operam a altas temperaturas e grandes pressões, equipadas com tecnologia de controle da pressão interna e externa das embalagens, geram dados e tem capacidade de repetir receitas, entregar relatórios, controlar e identificar os acessos humanos ao software. As novas tendências comerciais estão demandando o uso de embalagens flexíveis esterilizáveis. Estas embalagens são produzidas atendendo à rigorosas regulamentações das organizações mundiais de saúde, segurança alimentar e meio ambiente.
O setor PET FOOD avançou ocupando maior espaço na produção industrial de alimentos cozidos e esterilizados em autoclaves.
A indústria de alimentos esterilizados para humanos, continua crescendo, no mercado nacional.
Os principais fatores que tornam as embalagens flexíveis esterilizáveis a número 1 de vendas, são:
01 – Resistencia Mecânica;
02 – Rigidez;
03 – Propriedades de barreiras;
04 – Capacidade de Selagem
05 – Exposição em prateleiras com estampas publicitarias;
06 – Durabilidade;
07 – Capacidade de armazenagem;
08 – Capacidade de troca térmica na autoclave.
PROCEDIMENTOS DE ENVASE E SELAGEM
Os procedimentos de envase e selagem ocorrem com adição do alimento CRU, isto é, sem o cozimento, preparado com tempero, envasado e selado a vácuo. A seladora deve ser equipada com moto bomba de vácuo ou pode ser com adição de vapor, pois o efeito também ocasiona a eliminação do ar e forma um vácuo na embalagem. Na sequência, com menor tempo possível, levar na autoclave para cocção e esterilização. O cuidado e aprendizado no uso correto da seladora é fundamental para garantir uma selagem de alta qualidade. È importante obter equipamentos que garantam a REPETIBILIDADE DO PROCESSO.
O objetivo fundamental do vácuo na embalagem, durante a selagem, é a redução do nível de oxigênio e outros gases que aceleram a degradação e oxidação do alimento, podendo modificar sabor, cor e diminuir o SHELF LIFE (Tempo de prateleira)
PRINCIPAIS MATERIAIS APLICADOS NA FABRICAÇÃO DAS EMBALAGENS PARA AUTOCLAVE DE ALIMENTOS
Há uma grande demanda de materiais aplicáveis na formação das embalagens próprias para cozimento e esterilização de alimentos em autoclaves. As indústrias Brasileiras de embalagens já estão lançando ótimas opções nacionais. Nós da ARDODE AUTOCLAVES, temos acompanhado esta evolução e até recomendado. Está dando certo. O filme laminado PET que é um poliéster, compõe as embalagens, o PVDC é um polímero capaz de criar uma barreira impermeável para o oxigênio e umidade. O Alumínio em folhas, são responsáveis pela barreira de gases, umidade, luz e alta resistência mecânica. Estas embalagens normalmente são formadas em multicamadas combinadas para permitir o máximo de qualidade na comercialização dos alimentos, entregando na mesa do consumidor o melhor produto que além das propriedades nutricionais, venha com sabor de feito na hora.
Os principais materiais aplicados são: PET, PET metalizado, OPA, BOPP, PEBDL, PEBD, EVA, IONÔMERO, PP, EVOH, PA e FOLHAS DE ALUMINIO.