Para montar uma unidade de tratamento industrial de madeira com solução preservativa você vai precisar:
- Espaço – recomendamos ter um espaço destinado a base civil com metragem mínima de 10 m x 25 m que não inunde em épocas de cheias de rios e lagos e esteja no mínimo a 50 m de distância de rios ou lagoas;
- Instalação elétrica – é importante que a disponibilidade elétrica seja de uma rede trifásica para obter o maior rendimento dos motores com baixo custo de energia elétrica;
- Água – importante considerar a disponibilização da água, bem como sua qualidade para abastecimentos, pois o tratamento de madeira absorve muita água durante o processo;(Madeira deve estar com aproximadamente 30% de umidade).
- Certidão de uso e ocupação do solo – é um documento que deve ser buscado pelo proprietário do imóvel junto ao governo da prefeitura municipal, que irá avaliar e dar plenos direitos de uso e exploração do solo na atividade do tratamento de madeira, conforme as possibilidades do plano diretor;
- Licença Ambiental – Deve ser providenciado as licenças através de um profissional de engenharia ambiental que irá reunir documentos que qualificam a atividade. Sendo primeiramente pleiteada a Licença Previa (LP), posteriormente a Licença de Instalação (LI) e por fim a Licença de Operação (LO) que dará as condições para compra do produto químico, normalmente o CCA.
- Base Civil – estrutura que seja capaz de conter, com sobra de 30%, todo o volume de líquidos da unidade de tratamento de madeira. A Ardode oferece de maneira orientativa o leiaute com as medidas do fosso de contenção onde são acondicionados os equipamentos necessários. Sendo que o calculo estrutural, o estudo do solo e a responsabilidade técnica da construção deve ser realizada por um engenheiro civil.
- Autoclave – Equipamento para pressão e vácuo, fabricado pela Ardode, cilíndrico horizontal estático com diâmetro e comprimento conforme a demanda de produção da indústria. Autoclave, também chamado vaso de pressão é fabricado com base nas normas ASME VIII Div. 1 e NR-13.
- CCA – (Arseniato de Cobre Cromatado) é um composto preservativo solúvel em água aplicado a madeira sujeita a biodeteriorização, com o intuito de prolongar a sua vida útil. A dosagem é indicada nas normas padronizadas pelo uso e aplicação.